Um Ambiente Virtual de Suporte a Tutoria

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) possui credenciamento para 3 (Três) cursos de graduação a serem oferecidos na modalidade a distância a partir de agosto de 2005. São eles: Licenciatura em Química, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Física. Estes cursos serão eferecidos pela UFRN para todos os estados do Consórcio Unirede Nordeste Oriental e para tanto possui pólos de apoio aonde os alunos encontrarão estrutura física de laboratórios, biblioteca, secretaria e tutores responsáveis pelo acompanhamento de suas atividades. Seguindo a linha desenvolvida em minha tese de doutorado, este projeto visa a elaboração de ambiente de suporte a tutoria a distância que visa especificar e desenvolver um ambiente virtual colaborativo de código aberto para fornecer apoio a professores e tutores no desenvolvimento de suas atividades. Embora o tutor seja essencial na harmonização de todo processo ensino-aprendizagem nestes ambientes, não existe espaço especial, que garanta a interação direta com os professores responsáveis pelos materiais didáticos. Por isso, é preciso desenvolver metodologias associadas a tecnologias que viabilizem maior interação entre professor e tutor, uma vez que este último funciona como um articulador imprescindível para facilitar a comunicação, a compreensão e o diálogo com o aluno. As atividades necessárias para o estabelecimento desta interação são obtidas com os resultados de minha tese de doutorado. Os relatos iniciais desta pesquisa estão descitos em dois artigo que estão no prelo para a submissão e apresentação no Congresso Brasileiro de Computação 2005 e no Workshop Internacional de Groupware (CRIWG) 2005.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Apuena Vieira Gomes - Coordenador / Bruno Cruz - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Auxílio financeiro.

2004 - Atual