A formação dos professores universitários para ensinar a distância: o estado da arte em Santa Catarina

Resumo: A educação a distância (EAD) se apresenta no século XXI como um novo espaço de trabalho docente, trazendo mudanças nos papéis tradicionais, requerendo um preparo especial do professor. Para verificar se as IES que oferecem EAD formam seus docentes para ensinar a distância e como fazem este trabalho, foi feita uma pesquisa através de questionários enviados por e- mail para 15 IES de Santa Catarina. O presente artigo discute os resultados encontrados que mostraram que as IES catarinenses não apenas se preocupam com a produção de materiais didáticos, mas estão criando estruturas de apoio para formar seus professores para ensinar a distância.

Abstract: Distance education (DE) is presenting, in the 21st century, a new challenge for teachers, asking for a change in their traditional roles, and requiring them to be specially trained for it. In order to find out if the Higher Education Institutions offering DE are training their teachers to work at a distance and how this preparation has been done, a research was conducted in the state of Santa Catarina, Brazil, using a questionnaire, sent by e-mail to 15 institutions. This article presents and discuss the results, showing that the Higher Education Institutions offering DE are not concerned only about the production of the course materials but are, also, creating support structures to prepare their professionals to teach at a distance.

2006