Uma Ontologia para Ambientes Interativos de Aprendizagem
Resumo: A construção de ambientes interativos de aprendizagem (AIA) pode ser uma tarefa complexa e consumir um tempo considerável, visto que devem ser levados em conta fatores que vão desde o projeto do ambiente até a fase de manutenção e testes. Na criação desses ambientes, o tradicional formalismo de representação de conhecimentos mostra-se ineficiente, sendo então necessário o uso de ontologias. Este artigo propõe uma ontologia para o suporte a ambientes interativos de aprendizagem. A ontologia é modelada em OWL-DL, objetivando o suporte a aspectos como o modelo de domínio, estudante, colaboração e pedagógico, além de estruturá-lo de maneira compartilhável e padronizada. Adicionalmente, uma avaliação da ontologia é apresentada como forma de demonstrar a aplicabilidade da ontologia.
Abstract: Building Interactive Learning Environment (ILE) can be complex and time-consuming, because several efforts such as environment design until main- tenance and test phase. This ILE approach makes the traditional knowledge representation formalism inefficient, being necessary the use of ontologies. This paper proposes an ontology for supporting Interactive Learning Environment. This ontology is modeled in OWL-DL, aiming at support aspects like domain model, student, collaboration and pedagogical, besides the knowledge sharable and standardized. In addition, evaluation of the ontology is showed in order to demonstrates the applicability of the ontology.
2007