Play(code): Uma Plataforma Gamificada para o Aprendizado Interativo de Lógica de Programação

O aprendizado mediado pela tecnologia (ou e-learning) tem encontrado nos serviços web e dispositivos móveis fortes aliados para sua expansão. Isso porque a adoção em massa desses serviços e dispositivos favoreceu o acesso à informação e obtenção do conhecimento além dos limites da sala de aula (i.e., a qualquer hora e lugar). Nesse sentido é possível encontrar serviços e/ou aplicativos para diversos segmentos de aprendizado, por exemplo, plataformas para o ensino de idiomas, preparação de concursos e ensino de matemática. Entretanto, algumas áreas de conhecimento ainda apresentam uma carência de sistemas interativos que auxiliem no processo de aprendizado, como por exemplo, a lógica de programação. Embora essa área esteja despertando o interesse, seja por questões pessoais ou pela demanda por esse conhecimento para atuar em diferentes áreas (e.g., computação, engenharias, física, matemática e estatística), não foi encontrada uma plataforma integrada para o ensino de lógica de programação que proporcione um aprendizado interativo. Tendo em vista essa carência e o potencial que essas tecnologias de informação e comunicação (TICs) apresentam para auxiliar no processo de aprendizado, este projeto tem como objetivo principal desenvolver uma plataforma para o aprendizado interativo de lógica de programação, possibilitando uma interação autodidata ou guiada por um tutor. Uma vez que as TICs que mais se destacam, em termos de adoção, são aquelas que potencializam a experiência do usuário (do inglês User Experience ? UX), por meio de um ambiente de ensino interativo e prazeroso, a ferramenta proposta fará uso e avaliação de técnicas de gamificação, UX e de atividades interativas para estimular o engajamento dos usuários e, consequentemente, favorecer a aquisição do conhecimento..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Ismael Santana Silva - Integrante / Glívia Angélica Rodrigues Barbosa - Coordenador / Flávio Roberto dos Santos Coutinho - Integrante.

2017 - Atual