DEZ ANOS DA RBIE: RETROSPECTIVA E DESAFIOS

A Revista Brasileira de Informática na Educação faz
dez anos e chega à adolescência com todo o orgulho de
uma publicação científica que traz, em tão pouco tempo,
um currículo de vinte e quatro edições voltadas para uma
comunidade formada por profissionais com interesses e
competências multidisciplinares.
E estes resultados quantitativos foram alcançados
sem se afastar de um padrão de qualidade, o que veio a ser
reconhecido em 2005 pelo conceito ¿B¿ atribuído à RBIE
pelo processo de qualificação Qualis do sistema de
avaliação da CAPES1, pelo qual, como se sabe, desde 2001
os periódicos e eventos científicos passaram a ser
enquadrados em categorias indicativas da qualidade A, B
ou C e esta informação vem sendo utilizada para avaliar os
cursos de pós-graduação stricto sensu.
Celebrar este primeiro decênio de vida tão
auspiciosa significa render tributos, primeiramente, à
comunidade de Informática na Educação que,
amalgamada dentro da Sociedade Brasileira de
Computação, engendrou a Revista e vem exigindo níveis
de qualidade cada vez maiores de si mesma, para nutrila
e dela se servir. Em segundo lugar, significa também
lembrar dos membros da comunidade que cumpriram
com abnegação uma missão designada por seus pares,
dedicando boa parte de sua energia, tempo e
competência para que o sonho se transformasse em
realidade.
A eles e elas, representados aqui pelos editoreschefes
de cada uma das equipes editoriais da Revista: Raul
Wazlawick (UFSC, 1997-2001), Antônio Carlos Rocha Costa
(UCPel, 2002-2004), Fábio Sampaio (UFRJ, 2005-2006) e
Lúcia Giraffa (PUCRS, 2007- 2008); o nosso muito obrigado!
E à comunidade, tentaremos retribuir oferecendo um ensaio
histórico e reflexivo sobre a RBIE neste primeiro decênio,
levantando alguns desafios para o próximo.

2007