Gangorra Interativa: um objeto de aprendizagem para os conceitos de grandezas inversamente proporcionais

Resumo: Reconhecer a proporcionalidade entre grandezas, como: a relação entre velocidade e tempo percorrido por um carro, ou a relação entre peso de uma criança e sua posição sobre uma gangorra de parques ou praças, faz parte de nosso dia-a-dia. Compreender significativamente estas relações de proporcionalidade ajuda a desenvolver conceitos que se constituirão em âncoras na transposição didática para outras áreas dos saberes como a Física, implicando em interdisciplinaridade. Este trabalho defende o uso de ambientes computacionais com características lúdicas, próprias dos jogos, para a aprendizagem de grandezas inversamente proporcionais. Para tanto, apresenta-se o Gangorra Interativa um objeto de aprendizagem para auxiliar na compreensão de grandezas diretamente e inversamente proporcionais.

Abstract: In everyday activities, it is common to recognize the ratio of quantities such as: velocity and time of a car, or weight of a child and its position on a seesaw. To significantly understand these proportions help to develop concepts that will act as anchors in the didactic transference for other domain areas such as Physics, implying in interdisciplinary. This work defends the use of gaming computer environments for the learning of inverse proportional quantities. For this purpose, the Interactive Seesaw Learning Objects is presented to help the understanding of direct and inverse proportional quantities.

2006