Ferramenta Computacional de Apoio ao Processo de Ensino-Aprendizagem dos Fundamentos de Programação de Computadores
Resumo: O uso de ambientes computacionais para o ensino de programação exige estudo para o conhecimento das dificuldades encaradas por alunos e professores no processo de ensino-aprendizagem, a definição dos principais conteúdos envolvidos, bem como dos diferentes perfis de alunos a fim de aplicar estratégias de ensino para amenizar tais dificuldades. Este artigo apresenta a proposta de uma ferramenta computacional que faz uso de uma metodologia de ensino baseada em analogias entre os conceitos de programação e situações comuns do dia-a-dia. Utiliza-se então a tecnologia de Sistemas Tutores Inteligentes visando tornar a ferramenta mais atuante no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: The use of computational environments for teaching programming requires studies to learn the difficulties faced by students and teachers in the teaching-learning process, the definition of the main contents involved in it, as well as the different students¿ profiles to apply teaching strategies to assuage those difficulties. This article presents the proposal of a computational tool which makes use of an applied teaching methodology based on analogies between programming concepts and daily life common situations. Then, the Intelligent Tutoring Systems technology is used to make this tool more influential in the teaching-learning process.
2007