O Processo de Apropriação das Tecnologias de Informação e Comunicação pela Escola Pública de São Paulo - Um estudo sobre Inovação Tecnológica e Aprendizagem nas Organizações
Resumo: Este artigo comunica o resultado de um estudo qualitativo sobre Inovação Tecnológica, voltado a caracterizar o processo pelo qual as organizações escolares se apropriam da tecnologia, incorporando-a em seu dia-a-dia e utilizando-a efetivamente na concretização de seus objetivos educacionais. Para tanto analisou-se a experiência de três escolas da rede estadual de São Paulo, que receberam computadores através do programa ¿A Escola de Cara Nova na Era da Informática¿. Essas informações servem de base para que se faça uma descrição do processo observado, no qual pontuam-se aspectos culturais e de aprendizagem organizacional.
Abstract: This article communicates the result of a qualitative study concerning Technological Innovation, focused on characterizing the process through which school organizations appropriate technology, incorporating it in their daily routine and using it effectively to achieve their educational objectives. For this purpose an analysis was carried out of the experience of three state schools from São Paulo, which received computers through the ¿Schools with a New Appearance in the Era of Information Technology¿ program. This information serves as a basis for a description of the process observed, in which cultural and organizational learning aspects received a score.
2003